quarta-feira, 30 de maio de 2007

Tonbin e o GBV

Quem curte o Guided By Voices sabe que depois do disco Mag Earwhig! em 1997, a coisa não foi mais a mesma e a banda jamais lançou outro trabalho à sua altura. Esse album em si já não é la grande coisa, mas, há dois fatos que poucos sabem:
1º - Após o álbum citado acima, Robert Pollard, "o dono" da banda demitiu todo mundo e o GBV passou a ser uma banda de um homem só no qual o Pollardinho praticamente passou a usar a alcunha do GBV para lancar seus trabalhos solos. Eu partcularmente acredito que ouve uma debandada voluntaria geral de seus musicos, visto que alguns deles como o Tobin Sprout, até hoje colaboram com o Pollard em varios trabalhos.
2º - Tobin Sprout, o antigo guitarrista, compositor e cantor de várias faixas do GBV, continuou em trabalhos solos nao só como cantor mas também musico multinstrumental e artista plástico.
Há casos (raros) em que a alma da banda nao reside em seu lider e vocalista. O GBV é uma dessas bandas. Ao passo em que depois da renovação de seus musicos o GBV entrou em decadência, Tobin provou que era a alma da banda. "Carnival Boys" seu disco de estréia e o seguinte "Moonflower plastic (Welcome To My Wigwam)" deixaram isso bem claro. Com seu belo vocal melodioso e uma guitarra indefectivel, marca registrada dos tempos do GBV, como eu diria em bom baianês: O cara arregaça!! E não raro ele assume todos os instrumentos se valendo as vezes de uma agradavel bateria eletrônica. Ainda por cima, o cara é um artista plastico de renome nos EUA como pode ser conferido em http://www.tobinsprout.net/. Na verdade ele já era um artista plástico bem antes de se tornar musico.
Seus albuns estão entre meus favoritos inclusive entre os do GBV. Rapidshare neles... e aproveitem que isso é coisa rara, deu um trabalão danado encontra-los!
Cotação: Lets's Rock!

Tobin Sprout - Carnival Boy
Tobin Sprout - Moonflower plastic (welcome to my wigwam)

Nenhum comentário: